FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

quarta-feira, 28 de março de 2012

QUANDO A NATUREZA PEDE SOCORRO

Esta manhã, contratei um rapaz que faz serviços de jardinagem no meu bairro para fazer algumas podas nas árvores do fundo do quintal.
As árvores costumam acabar encobrindo umas às outras, buscando receber o máximo de luz solar que é possível. E a única solução onde não há mais espaço é a poda, diminuindo a área de cobertura de cada uma.
Pois bem! Dali há pouco, o podador me chamou para ver uma coisa...
E, enroscada num galho da jaqueira, encontrei a 3ª jibóia no meu quintal, no período de um ano!  

 Foto feita pelo autor (clique para ampliar).

Esta não era tão grande como aquela do último Natal, nem tão pequena como a de abril do ano passado. Eu diria que era de um tamanho intermediário entre ambas.
Pelas protuberâncias que tinha no corpo, devia estar digerindo duas presas pequenas,  possivelmente filhotes de passarinho que foram apanhados em algum ninho nas árvores.

 
 Foto feita pelo autor (clique para ampliar).

Depois de devidamente enroscada em um galho, ela terve o mesmo destino das anteriores: o morro no final da rua, que no ano passado foi intensamente reflorestado pelos órgãos municipais com mudinhas de árvores, numa tentativa de recuperar os muitos anos de queimadas, provavelmente promovidas por pessoas que queriam transformar a área em pasto para vacas.
As vacas foram aprendidas pela prefeitura por estarem vagando pelas ruas do bairro, atrapalhando o trânsito, e as queimadas pararam de acontecer como por mágica.
Jeff Corwin, meu imitador do Animal Planet, com uma inofensiva e dócil sucuri venezuelana.
Esperamos que o poder público consiga refrear a maré imobiliária que ameaça acabar com as áreas verdes, habitat destes animais...
Para mim, essas aparições são claros pedidos de socorro da fauna que estamos extinguindo.
As visitas anteriores que recebi de ofídios estão relatadas em  SINAIS DOS TEMPOS e VISITANTE NATALINO . 
Estou ficando craque em apanhar estes animais. Acho que já entendo mais de jibóias que meu dublê gringo Jeff Corwin, do canal de TV por assinatura ANIMAL PLANET.

terça-feira, 20 de março de 2012

PARA ONDE VAI O DINHEIRO DA SAÚDE

Nos meus posts: CPMF: O ASSALTO QUER VOLTAR e AINDA O ASSALTO DA CPMF, eu falei das tentativas (felizmente frustradas) do governo atual para ressuscitar a CPMF, o chamado "imposto do cheque", um verdadeiro assalto em cascata ao bolso de todo o cidadão, por vias diretas ou indiretas. A justificativa para sua criação foi a saúde pública, que receberia os recursos arrecadados. 
Naquela matéria, foi mostrado que praticamente nada da imensa verba arrecadada foi aplicada na saúde.
Na tentativa da recriação da CPMF (com novo nome), um dos argumentos foi de que "agora as coisas seriam diferentes".
No programa Fantástico, da TV Globo, apresentado no domingo passado (18/03/2012), foi mostrado, com provas irrefutáveis, uma das causas da saúde pública ser este pesadelo que todos conhecem: Um repórter da TV foi infiltrado em um hospital público, com apoio do diretor, como se fosse o novo gestor responsável pelas licitações. E, em determinados momentos, gravou diversas reuniões com fornecedores e prestadores de serviços em potencial.
As gravações mostraram com bastante clareza para onde vai o dinheiro destinado a proporcionar aos brasileiros um serviço de saúde decente: para o pagamento superfaturado das fornecedoras e prestadoras de serviços e para os bolsos dos funcionários corruptos responsáveis pela contratação das empresas.


E aí está a explicação para os péssimos serviços prestados por algumas empresas terceirizadas, e para o fato de nunca haver verba que chegue para fazer as coisas funcionarem, com ou sem CPMF.
A tática usada é deixar as coisas ficarem em situação crítica, como estoque baixo de alguns gêneros de primeira necessidade. Isto cria uma suposta emergência, caindo numa exceção onde as licitações são feitas em caráter de urgência, sem maior fiscalização, e então se encena uma farsa, onde outras empresas se prestam para legitimar a fraude, enviando propostas acima do valor pedido pela empresa já escalada para vencer a licitação, num jogo de cartas marcadas.
Os produtos e serviços são superfaturados, e parte do excesso vai para os funcionários responsáveis, na forma de propina!
É claro que só foram mostradas algumas pessoas e quatro empresas envolvidas na fraude. Algumas delas já estão "queimando" os funcionários apanhados com a boca na botija, e os órgãos públicos estão congelando todos os contratos com as empresas citadas!
Porém, as conversas gravadas não deixam dúvida que esta prática é sistemática e generalizada, e já faz parte há muito tempo do modo de operar das empresas que lidam com órgãos do governo!


Portanto, o que foi mostrado é apenas a ponta de um gigantesco iceberg!
Mas, neste país, quando se descobrem esquemas assim, é tradição sacrificar os que foram apanhados em flagrante e fingir que não vê os que foram mais sutis.
Confira o vídeo completo em:

http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/t/edicoes/v/reporter-trabalha-infiltrado-em-reparticao-publica-e-flagra-escandalo-de-corrupcao/1862952/

O que não dve ser feito agora é encarar o ocorrido como um "fato pontual" e só investigar os que foram filmados no ato de delinquir.
Uma vez que nas próprias gravações, os corruptores falam que o que estão fazendo ali é uma prática comum, inclusive citando outros órgãos públicos com os quais mantém relacionamento, precisam ser investigados todos os contratos feitos pelo menos nos últimos quatro anos envolvendo órgãos do governo e empresas, abrangendo todo o país, e mesmo empresas que não sejam parte do quarteto flagrado.
Será que farão isto antes que outro "escândalo da vez" tome o lugar deste, nas manchetes da imprensa?

segunda-feira, 19 de março de 2012

À PROCURA DE INSPIRAÇÃO...


De repente, percebo que não posto nada há mais de uma semana.
Daqui a pouco, alguns estranham. Antigamente, era minha amiga felina das Alterosas a primeira a cobrar! Mas, agora que ela anda meio afastada, ninguém reclama.
Falta de inspiração, falta de assunto, preguiça, desinteresse...
Na realidade, assunto é que nunca falta. É só dar uma olhada em torno e descobriremos assunto para escrever um livro, ou uma enciclopédia, se eu tivesse competência para tanto.


E começo a lembrar dos talentosos amigos e amigas que fazem da falta de inspiração um excelente tema para crônicas, poesias e divagações, geralmente com muito sucesso.
Uma amiga blogueira, que anda meio sumida, uma vez me indicou um site onde tinha boas dicas para se iniciar e manter um blog. 
Uma delas seria definir a proposta e o público-alvo (peraí: já virou marketing?).
E, revendo e examinando minhas postagens antigas, eu percebi um fato interessante: algumas das matérias onde eu mais pesquisei e trabalhei para apresentar uma informação de boa qualidade foram meio que deixadas de lado, pouco comentadas e pouco lidas. Enquanto isto, algumas postagens-relâmpago, que eu fiz em meia hora, às vezes para “encher linguiça”, enquanto aprontava alguma coisa mais elaborada, batiam recordes em acessos no período e em número de comentários!
E uma tendência: geralmente os textos que mais atraem os leitores, pelo menos no contexto desta porção da blogsfera, são aqueles onde eu falo de coisas do meu próprio cotidiano! E nem precisa ser coisa muito rebuscada, muito “cabeça”. Pelo contrário, são as mais descoloridas e corriqueiras passagens do dia a dia que parecem despertar nas pessoas mais identificação e interesse.
Tem outra amiga blogueira que de vez em quando, narra suas saídas para as compras, ou uma simples visita ao médico, ou um encontro com amigos. E algumas destas narrativas realmente me teletransportam para as cenas vividas, como se eu próprio tivesse estado lá,quebrando as barreiras do tempo e do espaço.
No final das contas, acabo chegando a uma conclusão óbvia: nada parece despertar mais interesse num ser humano do que outro ser humano!
Mesmo um ser humano pouco inspirado!
 
Ah! Aos que comentaram minha matéria anterior, tem respostas para todos os comentários!

segunda-feira, 12 de março de 2012

REDE? TÔ FORA!


Como já sabem os que me conhecem a mais tempo, eu relutei bastante em criar um blog.
Apesar de ser um entusiasta da ciência, da ficção científica e da tecnologia, sempre fico com um pé atrás antes de adotar para mim certas inovações.
Fui um dos últimos a adotar o telefone celular (assim mesmo, mais pela sua utilidade como agenda) e levei um bom tempo antes de conectar meu computador na internet. “Tweeter” para mim, ainda lembra um alto-falante pequeno, que dá notas agudas...
Tablet, estou pensando e ter um...há quase dois anos!
Hoje, reconheço a utilidade da internet, da qual sou mais um dependente, daqueles que se sente como um náufrago quando a rede sai do ar...
E o telefone celular é principalmente minha agenda e despertador, me ajuda a lembrar os aniversários dos amigos e parentes, além de outros compromissos.


Mas, ultimamente, o que me deixa mais desconfiado são as chamadas redes sociais...
Nem vou citar os nomes, para evitar problemas legais (que pretensão, como se meu blog tivesse algum peso nas comunicações).
Mas, redes sociais que ficam te apresentando a novos amigos, alguns que eu nem sei de onde vieram, mas que terão acesso a um mundo de dados sobre mim (supondo que eu fizesse como algumas pessoas, que informam na rede todos os seus passos)...me dão arrepios!
Não sou muito adepto de teorias de conspiração, até já trabalhei para esclarecer algumas delas, mas há indícios demais de que algum grupo está lucrando muito com os dados que os usuários publicam nas redes sociais.
Outra coisa que me deixa desconfiado são aquelas mensagens disparadas por alguém que tem silício no lugar de carbono (um  computador), querendo compartilhar isto ou aquilo, pedindo opinião sobre o que alguém que eu conheço andou falando, me apresentando novos integrantes, ou me cobrando participação, se fazendo passar por alguém conhecido.
Deve ser interessante para quem quer conhecer pessoas, fazer novos amigos, e dividir sua intimidade com alguém, ou mesmo procurar um(a) companheiro(a).
Mas, eu já fico satisfeito com o que tenho: meus amigos mais chegados têm o meu endereço de e-mail, e eu conheci muitas pessoas consistentes e que posso chamar de amigas nesta blogsfera (ou seja, a parte do éter internáutico habitada pela porção virtual dos blogueiros).
Assim, quando vejo principalmente adolescentes de ambos os sexos expondo sua intimidade e descrevendo seus passos e seus amigos nas redes sociais, não posso deixar de pensar em como ficam vulneráveis à pessoas mal-intencionadas. 

Claro, na vida cotidiana também ficamos expostos. Por acaso, descobri que alguma pessoa que trabalha em um órgão governamental com acesso a dados privativos e sigilosos dos cidadãos andou gravando DVDs com informações minuciosas, vendidos para agências de telemarketing, que os usam para selecionar seu público-alvo.
Numa ocasião, perguntei a uma operadora como haviam me escolhido para fazer a oferta, e ela me falou da existência do DVD e da sua origem.
Eu confirmei a fonte quando forneci a este órgão um número de telefone que, apesar de estar em meu nome, se encontrava instalado em outra casa: o tal número logo virou alvo de ofertas de cartões, empréstimos, pedidos de doações e outras coisas, todas dirigidas ao meu nome... 
Assim, de uma forma ou de outra, estamos sempre sujeitos à invasões de privacidade. Mas, não vejo necessidade de cooperar com as invasões!
Desconfio que há um propósito oculto bem maior, que deve ser do interesse de quem quer tornar as redes sociais uma necessidade...
Já tive que me cadastrar numa rede, única forma de acessar as obras de um amigo, ali publicadas.
Mas, ficam por aí as minhas incursões nestas arapucas.
E, eu, como sempre faço (a princípio), estou fora!
O tempo dirá se estou perdendo algo...

terça-feira, 6 de março de 2012

FILME: OS CAVALEIROS DO AR

Tudo o que Ases Indomáveis (Top Gun) ficou devendo aos fãs da aviação, Os Cavaleiros do Ar (Les Chevaliers du Ciel – França – 2005 – 102 min. - Cor) nos dá: uma trama bem urdida, ação pra valer, um romance caliente, e cenas aéreas espetaculares e bem feitas!
A direção é de Gérard Pirès, e o script de Gilles Malençon.
Foi produzido pelo trio Eric e Nicolas Altmeyer e Christopher Granier-Deferre e distribuído pela Pathé.
O nome do filme em francês é o mesmo de uma série produzida para TV francesa nos anos 60, esta por sua vez baseada nos quadrinhos belgo-franceses Les Aventures de Tanguy et Laverdure, de Jean-Michel Charlier & Albert Uderzo, publicados de 1959 a 1971. As histórias narravam as aventuras de dois jovens cadetes da Airmée de L'Air
(Força Aérea Francesa), Michel Tanguy e Ernest Laverdure.

Capa do gibi original, e os protagonistas, Ernest Laverdure (e) e Michel Tanguy (d).

Mas, apesar de inspirado na série, o filme se passa na época atual, e os protagonistas são os capitães da Armée de L'Air Antoine Marchelli, codinome "Walk'n" (Benoit Magimel) e Sébastien Vallois, codinome "Fahrenheit" (Clovis Cornillac), ambos pilotos de aeronaves de caça Mirage 2000(*).
Eles participam de um programa de intercâmbio com duas jovens pilotos da Força Aérea Americana, as capitãs Estelle Kass, codinome “Pitbull” (Alice Taglioni) e Leslie Hedget, codinome “Stardust” (Rey Reyes), que também pilotam os caças franceses.

 Os amigos Vallois (Clovis Cornillac) e Marchelli (Benoit Magimel) se veem envolvidos em uma trama onde se misturam interesses comerciais, espionagem e terrorismo.

Acionados em uma missão de intercepção, eles se veem às voltas com um avião do mesmo tipo que o deles, cujo piloto age de modo estranho e ignora o controle de terra.
Em uma rápida escaramuça, o misterioso piloto ameaça atingir a aeronave de Vallois com um dos seus mísseis, e acaba sendo destruído pelos canhões do caça de Marchelli, que atira para defender seu colega de esquadrilha.
Marchelli parece ter feito a coisa certa e é até elogiado por isto, mas subitamente, o mundo desaba sobre ele e seu ala!
Uma comissão governamental de alto nível aparece na base para investigar a ocorrência, e a carreira de Marchelli e Vallois fica sob ameaça, pois eles são acusados de ter deliberadamente abatido uma aeronave em missão secreta, sem estarem autorizados para isto! 

Em pouco tempo, eles passam da condição de heróis a vilões, tendo que se defender de evidências contra eles que aparecem estranhamente plantadas na investigação!
Os pilotos sofrem pressões da chefe da comissão, a bela executiva Maelle Coste (Géraldine Paillas), que propõe um acordo, arquivando todas as acusações, desde que eles concordem em participar de um programa secreto do governo, mas eles se recusam, sendo em represália excluídos da Força Aérea.
Mas, uma densa trama, envolvendo espionagem internacional, competição entre fabricantes de aviões militares e terrorismo está em curso, e Marchelli e seu colega Vallois acabam cedendo e participando de uma competição internacional que pode render um bilionário contrato para a França.

Marchelli (Magimel) num enorme dilema: escolher entre sua colega e rival, a americana "Pitbull" Kass (Alice Taglioni) e a compatriota que quase acabou com sua carreira, a executiva Maelle (Géraldine Paillas).

Além disso, Marchelli acaba também seduzido pela chefona Maelle, o que realmente influência nas suas decisões!
Porém, mais uma vez nada é o que parece, e eles acabam percebendo que serviram de isca para descobrir o planejamento de uma ação terrorista a ser efetivada em território francês, justo no dia do desfile de 14 de julho, aniversário da Queda da Bastilha.
O desenrolar da trama os leva até ao Oriente Médio, onde enfrentam um grupo de mercenários, que contavam com a colaboração de um elemento bem próximo a eles!
Um filme bem temperado para servir como diversão garantida, numa mistura bem equilibrada de ação, romance e bom humor, à moda francesa.
Se Top Gun foi um hamburger tipo "junk food", Os Cavaleiros do Ar é uma refeição francesa, com entrada, prato principal e sobremesa, preparada por um chef bem competente!

As tomadas aéreas são simplesmente espetaculares!
 
Cenas aéreas de arrepiar, com aviões Mirage 2000, Dornier Alpha Jet, Boeing KC-135FR Stratotanker e Boeing E-3F Sentry (AWACS), além de aeronaves comerciais e de transporte militar.
Consta que não foi feito uso de computação gráfica, o que só aumenta o mérito das magníficas tomadas aéreas, feitas com cameras montadas em autênticos caças Mirage e em alguns casos, a bordo de um jato Lear Jet.
Este filme não foi lançado nos cinemas brasileiros, e adquiri-lo em DVD pode não ser uma tarefa fácil, pois esgotou-se na maioria das lojas. Algumas boas locadoras ainda o possuem.

(*) - A FAB utiliza atualmente um esquadrão equipado com caças Mirage 2000, adquiridos já usados da França em 2005, que juntamente com outros caças tipo Northrop F-5M Tiger II, constituem a única arma aérea defensiva do Brasil, enquanto nossos pilotos aguardam o fim da triste novela protagonizada pelo governo brasileiro para a aquisição de uma nova aeronave defensiva.