FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

domingo, 26 de fevereiro de 2012

CIÊNCIA: EINSTEIN ESTAVA CERTO!


Em setembro de 2011, publicamos neste blog a matéria CIÊNCIA: A LUZ COMEU POEIRA?, onde falávamos de uma medição realizada pela Organização Européia de Pesquisas Nucleares (CERN) – gestora do detector de partículas chamado Oscillation Project with Emulsion-tRackin Apparatus (OPERA) localizado no laboratório nacional de Gran Sasso, na Itália, com o auxílio do enorme duto acelerador de partículas LHC ( Large Hadron Collider) – Grande Colisor de Hádrons (ou trapizonga, para os íntimos). 
Segundo este experimento, um feixe de neutrinos teria viajado a uma velocidade superior a da luz, ameaçando as equações de Einstein, que inviabilizavam esta possibilidade. Mas, cientistas de outras instituições atribuíram isto a possíveis falhas no processo de medição.

Albert Einstein: Suas equações permanecem irretocadas...

Pois bem! conforme foi publicado pela revista SCIENCE na semana passada, Lucia Votano, diretora do laboratório de Gran Sasso, admitiu que duas falhas podem ter causado as medições anômalas.
Uma delas seria um possível defeito na conexão através do cabo de fibra ótica que conduz o sinal do GPS ao OPERA e ao detector do relógio-mestre, o que levaria o experimento a minimizar o tempo de voo dos neutrinos, como foi noticiado.
Outra possível falha seria um oscilador, componente do detector de partículas do OPERA, que forneceu as leituras de tempo, sincronizado com os sinais do GPS. Os pesquisadores verificaram que uma recente correção de erro neste dispositivo na realidade aumentou a distorção na velocidade do neutrino, fazendo a partícula parecer ainda mais rápida que no experimento original.
Embora a equipe ainda esteja estudando a correção das falhas, parece não haver mais dúvidas de que as equações de Einstein continuam mais válidas que nunca, como a grande maioria da comunidade científica acreditava!
Ainda não foi desta vez que uma grande novidade foi descoberta!
Mas, a busca continua!

6 comentários:

  1. A busca não cessa nunca!

    Dê um pulo em http://poetasdemarte.blogspot.com e veja a entrevista com Jair Lopes

    ResponderExcluir
  2. Quando lhe informaram que a luz das Plêiades sofrera um desvio menor do que ele previra no famoso eclipse no Brasil, ele respondeu: "Quando fotografarem melhor, elas estarão nas posições certas".
    E ao ser informado de que uma famosa academia rejeitara sua teoria "por voto da maioria", disse: "Votos são ótimos instrumentos da democracia, mas eu sempre pensei que uma teoria científica devesse ser combatida com argumentos científicos".
    E se a teoria não é confirmada pelos fatos? "Tanto pior para os fatos."
    Gênio.
    Abraços, Leonel. A trapizonga tem um árduo caminho pela frente...

    ResponderExcluir
  3. Leonel,
    O maravilhoso da ciência é exatamente isso, ela propõe soluções e aceita tranquilamente oposição, "upgrade" e até contestação desde que provados cientificamente, não é dogmática. A ciência estava pronta para rever seus conceitos sobre as teorias einstenianas desde que a trapizonga provasse que a velocidade da luz não é absoluta. Por ora ficamos com Einstein, mas se aparecerem novas teorias elas serão bem aceitas, ciência não é escrita em papel de seda, em dois testamentos, divididos em capítulos e versículos, então não contém verdades incontestáveis. Abraços e parabéns pela ótima postagem, JAIR.

    ResponderExcluir
  4. Leonel,
    Fico feliz que a luz esteja ainda no pódio da velocidade... pois só o nome LUZ já nos dá idéia de perfeição, de mistério... milagre, Deus e por aí vai....
    Boa semana!!

    ResponderExcluir
  5. Fico feito um bichinho espacial, em órbita, sem compreender muito dessa Física toda. Então leio, observo tuas palavras e pensamentos procuro me nortear...

    Viva a Ciência e todas as suas possibilidades.

    P.S: Adorei seu comentário sobre "Naquele Tempo"... Obrigada por ter viajado comigo.

    Beijo, Leonel.

    ResponderExcluir
  6. LeÔnidas meu véi amigão...

    O hómi cabiludo que mostra a língua ainda é o gênio do milênio e só o Xipan duvidaria disso e afirmaria que... Mais rápido que a luz é a disenteria!!!
    Pois uma vez tava de bucho dizarrumado, e foi tão rápido que não houve tempo nem de acender a luz e eu me caguei... kkkkkkkkkkkkk

    Abraços
    Tatto/Xipan

    ResponderExcluir