FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

FICHA LIMPA - COMO É DIFÍCIL!

Hoje deveria ser votada no STF a constitucionalidade da chamada Lei da Ficha Limpa, que se aprovada sem muitas deformações ou emendas, dificultaria a candidatura a cargos públicos de pessoas indiciadas em atividades ilegais.
Digo deveria, porque os senhores ministros ainda estão a decidir se votam ou não, podendo adiar mais uma vez essa questão que se arrasta desde as eleições passadas, quando se postergou mais uma vez a aprovação e efetivação dessa lei.

Ministros do STF: A eles cabe decidir se a lei é constitucional.
(Foto: Gervásio Batista – SCO/STF)

O que me parece surpreendente é que as posições dos ministros parecem estar divididas, com apenas uma pequena vantagem para a aprovação!
Eu pensava que pessoas de bem deveriam estar ansiosos para que esta lei entrasse em exercício, pensando mais nos seus benefícios na triagem de elementos daninhos infiltrados no legislativo do que nas formalidades burocráticas. Mas, eu não entendo nada de leis nem de legalidade!
Também não posso deixar de pensar que, se os eleitores fossem bem informados, soubessem o que estão fazendo e quisessem realmente viver em um país desenvolvido, nem seriam necessárias leis que excluissem candidatos com ficha suja!
Seria muito simples: bastaria não votar em candidatos sobre cuja idoneidade pairasse alguma dúvida!
Vimos recentemente casos de candidatos serem libertados de celas de prisão para assumirem seus cargos, pois além de terem tido suas candidaturas permitidas, ainda por cima foram eleitos!
Sabe-se que, no nosso país, quando alguém com recursos financeiros para contratar bons advogados chega a ficar preso, tem que haver no mínimo indícios muito graves de culpa!
Se um cidadão que não é preto nem pobre, muito menos analfabeto, e se sabe possuir vastos recursos financeiros e relacionamentos com pessoas influentes, chega a ter prisão preventiva ou temporária decretada, e o mandado de prisão é cumprido, levanta no mínimo dúvidas sobre a validade de receber o meu voto! E na dúvida, eu não votaria!
Mas, isso sou eu, porque os resultados obtidos nas urnas mostram que uma grande parcela do eleitorado brasileiro ou está muito mal informado, ou não está nem aí para a ética...
Eu não gosto de falar de política, muito menos de citar nomes, mas entre os eleitos no último pleito para o legislativo tem alguns que eu não deixaria nem ficarem sozinhos por alguns minutos com algum animal de estimação meu!
Aliás, meus animais merecem bem mais consideração do que alguns políticos, pois no caso deles (os animais), eu tenho certeza da inocência!
Quem quiser saber mais sobre os porquês e senões que ainda envolvem esta até agora baldada tentativa de diminuir a impunidade, pode ver uma nota publicada discretamente na página do jornal O Globo:


Ou, se preferir, na página do Portal de Notícias da Agência Senado:


A esperança é a última que morre!
É também só o que nos resta!

15 comentários:

  1. Caro Leonel,
    Os políticos que elegemos não são oriundos de outro país, de outro planeta ou de outra galáxia, eles vieram de dentro na nossa sociedade. A chamada classe política é um retrato três por quatro de nossa sociedade, eles são nós (não você e eu, certamente), mas nascidos e criados sobre a égide da "Lei de Gérson" que quase todos os brasileiros adotam em uma ou outra ocasião e não veem nisso mal algum. O que está errado com a política é o que está errado com nossa cultura, não há solução a não ser mudarmos nosso comportamento. Não vamos esperar que eles punam os malfeitores com inlegibilidade enquanto fora da política tem milhões de pessoas (cidadãos comuns) que fariam a mesma coisa se lá estivessem. Nós, os brasileiros, somos matéria prima ruim e só há salvação o dia que tomarmos consciência disso e resolvermos mudar. Não gosto de falar de política também, mas isso é um desabafe, e não pretendo retornar a esse assunto. Abraços e parabéns pela postagem, JAIR.

    ResponderExcluir
  2. Ando numa desesperança no que se refere à política e tudo mais que a rodeia. Ando numa desesperança nesse país. Ando numa desesperança... Acho que desisti. Por momentos que não sei quanto tempo durarão, eu desisti.

    Beijo, Leonel.

    ResponderExcluir
  3. Eu entrei na área, encarei a zaga, cai pela direita e rolei para o meio...O Jair, qual um volante, entrou na brecha e encheu o pé!
    Completou para as redes!
    É isso mesmo, ou nosso eleitor é muito trouxa, ou realmente sabe o que está fazendo, e elege quem expressa as suas atitudes: os "espertos"!
    Se entre tanta gente, o povo consegue eleger e reeleger tantos corruptos, é porque eles são mesmo os representantes do povo!
    Assim, a Milene também tem todos os motivos para perder as esperanças...
    Too bad...
    Uma pena...

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da super frase da Milena do blog Inquietude;è uma òtima maneira de olhar para traz e nâo sentir um nò no peito.Vou me lembrar sempre disso.Atè mais e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. ahahahaaaa como é dificil hem!! Mas que a esperança nunca morra!

    Bom, Minha ficha até que anda limpa rsrs

    querido Vou fazer uma pequena viagem, contei la no blog, se der passa lá...beijosss

    ResponderExcluir
  6. Quando resta a um Povo só ESPERANÇA, alguma coisa bem séria tem que ser feita, pensada, cogitada... EFETIVADA.

    ResponderExcluir
  7. E é para indignar mesmo amigo. PQP né??
    Nem tive tempo de dar mais atenção à passagem do asteróide...ando numa correria... o tempo aqui está curtinho hoje Leonel.
    Depois vou ler os links que deixaste. Quero me informar mais.
    Beijos e boa noite!

    ResponderExcluir
  8. Amigo,

    Não tenho nada a acrescentar!
    Fostes preciso!
    Juro que algumas vezes dá até nojo de assistirmos aos telejornais e vermos todo aquele lero-lero de sempre!Lá estão as mesmas figuras, fazendo sempre as mesmas coisas....
    Povo sem cultura é povo sem memória!
    E o bolo continua sempre com as mesmas moscas velhas a lhe rondar!!

    Beijinhosssssss

    ResponderExcluir
  9. Bem, como vimos, apesar das brilhantes argumentações a favor da constitucionalidade da lei, o ministro Joaquim Barbosa apareceu, pediu para "dar vistas no processo" e melou tudo!
    Podia ter ficado onde estava, e não ter aparecido, mas parece que este foi o seu papel!
    Não posso esquecer quem o nomeou para o cargo, nem posso deixar de me perguntar o que teria ocorrido se a questão fosse aprovar mais um aumento do judiciário!
    Será que ficaria também para o ano que vem?
    Duvido!
    Para ver o que aconteceu vá em:

    http://oglobo.globo.com/blogs/foco/posts/2011/11/09/tempo-real-stf-vota-constitucionalidade-da-lei-da-ficha-limpa-415698.asp

    Neste país, o pior sempre acontece!

    ResponderExcluir
  10. Em tempos de des_esperança fiquei, aqui, assistindo D.Dilma (minha amiga?)lançar os novos programas de saúde pública...ai ai seria um sopro de esperança? Tenho nada a declarar mais não!
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
  11. Quando penso que tudo está perdido e que é hora de jogar a toalha, eis que me aparece um asteróide com um rastro de brasileiros lutadores a segui-lo, lutando pela ética e pela moralidade. Ou serão alienígenas?
    Sim, há esperança! Bota meu nome nessa!
    Abraços, amigos.

    ResponderExcluir
  12. Sou a favor da Lei da Ficha Limpa, mas se o eleitorado brasileiro fosse mais conciente e não trocasse o voto por favores pessoais.

    Politicos corruptos, ou simplesmente, suspeitos já não entraria na política, pois sabia de antemão que não vingaria suas pretensões. Infelizmente é uma utopia.

    Parabéns! Gosto de blogs assim, que toca em assuntos de interesse nacional, principalmente, nada de diário.

    Excelente. Vou te seguir

    abraço

    ResponderExcluir
  13. Boa noite meu querido e amado amigo!
    Estava na ausência com vc,kkkkkkk,até parece que te abandonei...mas nunca abandonarei as pessoas que me são caras.vc tem sabor de amigo verdadeiro,e eu aprendi a gostar do seu jeitinho...
    fcha limpa é só vc mesmo!O resto é balela!
    Bjssssssssss

    ResponderExcluir
  14. Oi Leonel, ando desacreditada na politica do nosso País. O povo ainda não perceberam o valor que tem o seu voto, e se troca por qualquer coisa, colocando o Brasil nas mãos de politicos que não tem o mínimo interesse pelo povo. Vejo tantas coisas que eles poderiam fazer pelo povo e nada fazem, só pensam em usar o dinheiro, e fazer leis a favor deles próprios... Essa coisa de Lei da Ficha Limpa é coisa só iludir o povo ainda mais.Acho muito chato a politica, também não gosto de falar ... Prefiro ficar com a sua frase final. A esperança é a última que morre! É também só o que nos resta! Beijos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  15. Naquele lugar escondido Leonel...kkkkkk..... a gente aprende o que é ser feliz e a dar valor aos sentimentos de verdade....em qualquer idade...
    KKkk
    Obgada!
    Beijos e bom dia!!

    ResponderExcluir