FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

sábado, 26 de novembro de 2011

CIÊNCIA: LANÇADO O CURIOSITY, UM JIPÃO MARCIANO

A NASA acabou de se lançar em mais um arrojado projeto: a proposta é colocar em Marte o maior aparato a pousar na superfície marciana: um "jipão" de seis rodas oficialmente denominado MSL (Mars Science Laboratory), mas batizado CURIOSITY, pesando uma tonelada, nada menos que cinco vezes mais pesado que seus antecessores SPIRIT E OPPORTUNITY, e medindo três metros e meio!

 Lá vai o jipão! O Atlas parte levando o Curiosity rumo a Marte, para novas aventuras!
(Foto: NASA/TV)
Há cerca de menos de meia hora atrás, às 13:02 hs (horário de Brasília), um foguete Atlas, partiu de Cabo Canaveral, na Flórida, EUA, transportando o veículo-robô destinado a registrar um novo marco na exploração espacial. Sua chegada à Marte está prevista para agosto de 2012.

 O MSL Curiosity sendo preparado pelos cientistas. Dotado de seis rodas de tração independente, será o maior, mais complexo e sofisticado veículo de sondagem a rodar na superfície marciana (Foto: JPL/Caltech/NASA)

O cérebro do veículo-robô é o MSL (Mars Science Laboratory), ou Laboratório Científico Marciano, capaz de realizar observações e sondagens inéditas, com seus diversos componentes.

Entre os equipamentos integrados ao CURIOSITY, podemos destacar:

MAHLI (Mars Hand Lens Imager) - Uma espécie de lupa, com a qual os cientistas poderão observar e fotografar as rochas e detalhes da superfície marciana, podendo obter imagens com um grau de detalhamento de até 12,5 microns, ou seja, uma espessura menor do que um fio de cabelo humano! 

SAM (Sample Analysis at Mars) - É o coração do veículo. Consiste em um laboratório com três componentes: um espectrógrafo de massa, um cromatógrafo de gases e um espectrógrafo laser. Estes instrumentos buscarão por traços de carbono, elemento associada aos seres vivos semelhantes aos existentes na Terra, assim como oxigênio, nitrogênio e hidrogênio.
O braço mecânico do veículo colocará na sua camara de análises as amostras extraídas do solo marciano, utilizando de forma inédita uma broca colocada na sua extremidade. Os cientistas tem muitas expectativas quanto a essa nova forma de obter amostras.

ChemCam (Chemistry and Camera) - Esta é a verdadeira "menina dos olhos" da equipe, pois poderá disparar um facho de laser contra rochas marcianas a uma distância de 9 metros, para que a camera associada possa analisar o espectro do vapor através de um feixe de raios-X, identificando a estrutura cristalina das particulas nele contidas. Acredita-se que esta técnica, introduzida recentemente na Terra, possa fornecer informações sobre as condições ambientais do planeta vermelho no passado. 

A ChemCam poderá fornecer informações sobre as condições do planeta vermelho em eras passadas, analisando as partículas vaporizadas pelo raio laser. (Foto: JPL/Caltech/NASA)

DAN (Dynamic Albedo of Neutrons) - Situado na traseira do veículo, este aparato irá disparar feixes de neutrons em direção ao solo, e pelo comportamento destas partículas, poderá descobrir a presença de água ou gelo no subsolo.

REMS (Rover Environmental Monitoring Station) - É uma estação meteorológica que medirá os diversos parâmetros ambientais do clima marciano, como temperatura do ar e da superfície, umidade, direção e intensidade dos ventos, pressão atmosférica, e intensidade das radiações ultravioleta.
Outros instrumentos medirão inclusive as radiações com que terão que lidar os futuros exploradores humanos, como prótons e raios gama.

Para a lista completa das habilidades do Curiosity (texto em inglês), veja em:

http://www.space.com/13689-nasa-amazing-mars-rover-curiosity-science.html

14 comentários:

  1. Assim caralho fantástico, maaas ele cura o câncer? Só pra saber mesmo, hehehehehehe, abração Leonel :-)

    ResponderExcluir
  2. Certamente não, Clayton!
    Mas, eu já escrevi sobre isto tempos atrás...
    Cura do câncer, energia sem degradação da natureza, defesa contra corpos celestes, menos poluição, nada disto avança o suficiente...
    É mais fácil começar tudo de novo em outro planeta que já acabou...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Leonel,
    Com esse laboratório complexo os cientistas já podem dizer que têm um pé, ou seis rodas, em Marte. Avanço significativo, depois disso, dependendo da grana disponível, os astronautas podem começar a arrumar as malas para pousar no Planeta Vermelho lá pelo ano de 2030. Abraços e parabéns pela postagem, JAIR.

    ResponderExcluir
  4. Uma tecnologia fantástica realmente....só espero que o homem agora aprenda a ser civivlizado para quando chegar a época de pousar em outros planetas ele não o destrua também, como está fazendo com a Terra.
    Uma pergunta que fica aqui entalada é: porque os cientistas não encontram uma maneira de primeiro salvar o nosso planeta, resolver questões primárias de sobrevivência, fome, depredação.... antes de querer conquistar outro??????
    Parece-me meio desumano o conhecimento pelo conhecimento, sem considerar o aspecto da justiça social. Está certo também que o conhecimento precisa espandir...ser ampliado mas.... fica uma lacuna...uma distância do mundo real....

    Muito boa postagem amigo. Como sempre!
    Minha opinião é de uma sentimental. Vc entende!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu compartilho da opinião da Carla. Acho bacana essa dedicação toda ao conhecimento, enquanto isso vemos tanta mazela ignorada nesse planeta véio de guerra.

    Feito quando dizem que o Brasil já tem condições de ajudar outros países em dificuldade. Só pode ser piada... Só pode!

    Continue nos contando das peripécias do ser humano acerca do universo, Leonel.

    Sempre bom te ler.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. A maioria das opiniões anteriores toca num dilema: parece uma tendência humana partir para coisas novas sem consertar as antigas.
    Realmente, se os bilhões gastos em trapizongas, lançamentos espaciais e outras coisas de utilidade duvidosa, às vezes dedicadas a procurar coisas que parecem bem além do nosso alcance, fossem empregados em pesquisas médicas, desenvolvimento de formas de captar ou produzir energia limpa, e formas de nos defendermos de uma futura colisão espacial, talvez estivessemos sendo mais objetivos.
    Este empreendimento da NASA busca nos colocar num planeta que tudo indica já ter abrigado atmosfera e possivelmente vida, e que hoje parece mais um defunto, antevendo o que poderá acontecer com a nossa Terra azulzinha...
    Mas, a tecnologia sempre me fascina, até pelos desenvolvimentos residuais, que acabarão sendo empregados em nosso benefício mais imediato.
    Abraços a todos!
    Obrigado, e continuem comentando!

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde Leonel. É fantástico o avanço da tecnológia e também seria bom se avançassemos enquanto seres humanos. quem sabe um dia?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Melhor eu apressar a publicação de meu conto sobre Marte - o "Projeto Hades" - antes que fique obsoleto...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Leonel sem tirar a importância das descobertas humanas....hj venho para te desejar luz para vc hj no tempo do Advento. Tempo de renovação da fé e da esperança, que o ser humano, um dia, seja capaz de superar as falhas, as doenças físicas e mentais, e deixar nascer o Homem são, capaz de espelhar em si o cosmo, ou seja, torne-se o próprio filho de Deus.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Leonel , a tecnologia sempre evoluindo a cada dia mais suas pesquisas, Só o ser humano que não evolui nadica de nada. Porque não usar essas tecnologias pra melhorar, e salvar nosso planeta que pedem socorro, em vez de explorar outros planetas. Espero que nessas viagens eles não traga mais problema pra terra. Beijos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite meu querido amigo!
    Húmmmmmmmmmmmmm !!!!!!!!!
    Nossa que matéria polêmica,a tecnologia cada dia mais avançada,parabéns para o homem pelo seu poencial...
    bjs de boa noite!

    ResponderExcluir
  12. Desbravando Marte e ...somos tão minúsculos no trato com nosso irmão. A tecnologia é válida e necessária, mas é fria caso o ser humano não caminhe a cada dia para partilhar e amar o outro humano. Parabéns, aqui sempre aprendo um pouco mais, bravo!!! você é DEZ. MIl bjs

    ResponderExcluir
  13. Demorei pra chegar...foram os bailes da vida rsrs. Assim que vi no noticiário pensei: Meu amigo Leonel vai "lançar" um post bacanérrimo sobre o assunto. Não deu outra! Eu daqui, só me encolhendo diante dessas descobertas todas...
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
  14. Meu sonho de consumo é ter um jipe agora até os marcianinhos já estão saindo na minha frente!

    ResponderExcluir