FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

quinta-feira, 5 de maio de 2011

A CASA DE OSAMA...E A MINHA

Como as coisas acontecem rápido!
No Google Earth (GE), já podemos localizar num toque a casa onde o lendário Osama Bin Laden passou seus últimos dias.
O complexo onde o militante saudita se escondeu está devidamente assinalado com balões vermelhos.

As coordenadas são:

34° 10'   9.33"N
73° 14' 33.03"L

(Ou então, basta digitar na busca do GE: Bin Laden!)
De que serve isto?
Em termos práticos, para um usuário comum residindo no Brasil, apenas uma deixa para comentar com um amigo, no ônibus, indo para o trabalho, ou na hora do cafezinho.
Mas, para mim, simples fato de poder “sobrevoar” o local onde aconteceram fatos históricos é fascinante e pode até mesmo ser assustador!

 A casa que serviu de abrigo para Bin Laden: já em destaque no Google Earth.

Saber que qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo pode vigiar os fundos do meu quintal me dá uma certa ansiedade! Não que eu tenha uma refinaria de drogas ou um desmanche de carros roubados ali!
O que tenho se resume a um quiosque com churrasqueira, e uma casinha de ferramentas, além de algumas árvores que tive o prazer de plantar, e que hoje fazem a alegria das maritacas, bentevis, sanhaços e gaviões.
Mas, agora, cada vez que vou até aos fundos do quintal, tenho a estranha sensação de estar sendo observado!

 Minha casa no GE: vista um pouco mais do alto.

Na realidade, pelo menos para o Brasil, a atualização das imagens não é muito ágil. A vista da minha rua ficou meses mostrando um terreno baldio na esquina, onde já havia sido iniciada e concluída a construção de uma casa. Quando a casa passou a existir para o Google, já estava habitada por uma família. Em outros lugares,  em países mais cotados, a atualização é feita com mais frequência.
Eu vi num blog onde passei ocasionalmente, uma coleção de supostas asneiras proferidas em um site de relacionamentos. Numa delas, um garoto faz a descoberta de que as imagens do GE não são em tempo real. Ele disse que mandou o irmão sair e parar na frente da casa e a imagem dele não apareceu na telinha! Será que  ele era o único que não sabia disto?
Mas, o monitoramento em tempo real por satélites existe, inclusive com recursos de imagens no modo infravermelho, onde aparecem em destaque as fontes de calor, como as pessoas e motores de viaturas, aviões e navios! Este tipo de visão é reservada a pessoas como as que coordenaram a ação que pôs fim à conturbada vida de Osama (que a FOX NEWS e outros insistem em chamar de Obama: “Obama is dead!”).
Segundo foi noticiado, este e outros recursos foram utilizados na operação para a eliminação de Bin Laden.
Por isto, o progresso da ciência pode ser ao mesmo tempo fascinante e assustador! Para mim, valem ambas as sensações!

17 comentários:

  1. Leonel,

    Para mim também! E fascinante ver o que o homem consegue, mas, ao mesmo tempo assustador e temerário!
    No caso, segundo a ótica Americana, foi uma ação para o bem e necessária.
    Agora.....há de se ter medo de algo assim...
    O que está então reservado para nós, simples mortais!
    Legal teu post! Como sempre uma aula!

    Beijinhossssssss

    ResponderExcluir
  2. Leonel.... Nussss!!!

    Tu só me avisa agora hómi??? Inda mais que eu custumo regar as prântinhas com produto bio-natural direto da fonte.. Sem dizer que costumo apreciar estrelas do quintal com nada cobrindo o "Cruzeiro do Sul"...
    Márrrrapaisssss..... Tô me sentindo EXPONHADO!!

    Amigo... Tu tem uma maneira gostosa de informar com CATÍGURIA... Parabens e Sorry pela brincadeirinha ali... rsss

    Abraços
    Tatto

    ResponderExcluir
  3. - Recentemente descobri o endereço de uma querida amiga rosadinha fuçando no GE. Também já notei que meu valhacouto está exposto aos olhos do mundo. Queiramos ou não, somos personagens de um BBB globalizado. Quero meu cachê!
    - Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Ola Leonel,
    Graças a Deus eu vivo em um lugar que nao tem quintal, rsrsrs assim terao mais dificuldades de me ver fazendo coisas errada, kkkkkkkk so infravermelho mesmo!
    Agora o Xipan curtindo as estrelas foi de amargar, kkkkkk
    Por via das duvidas se quizer ver onde eu moro de uma olhadinha em Corsico Via Filippo Turati 15 MI Provincia de Milano. Italia, eu vou para janela se quizer me ver, rsrsrs Mas me avisa porque assim vou cobrir o Cruzeiro do Sul,opppsss errei,queria dizer as Tres Marias, haushaushaus
    Cada novidade que aparece que a gente a cada dia se transforma mais e mais em minusculos graos de areia, rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Es verdad Leonel! Asusta pensar en eso!

    Gracias amigo por compartir.

    Saludos argentinos,

    Sergio.

    ResponderExcluir
  6. Caro Leonel,
    Queiramos ou não, a previsão do livro "1984" George Orwell está se concretizando. Mais e mais o "grande irmão" está de olho na gente. E o pior é não ser possível identificar onde está ou quem comando o olho que nos observa. A respeito dessa paranóia que nos acomete já escrevi um texto "O Grande Irmão" o qual publiquei num antigo blogue que já foi prá cucuia. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  7. Para mim Leonel o avanço científico é mais assustador do que fascinante porque ele nunca esteve a favor da humanidade, mais do poder econômico.
    Beijos!!
    Carla

    ResponderExcluir
  8. Meio maluco isso tudo,não? Enquanto liberam para "visitação" o local onde Bin Laden foi morto(?), não querem mostrar o corpo... No mínimo estranho, não?
    Realmente o avanço da Ciência com suas descobertas e seus inventos nos deixam esse sentimento ambíguo: fascínio e susto. Acredito que para os estudiosos, como você, é um deslumbre ver todo esse progresso. Muito boa sua Postagem.

    ResponderExcluir
  9. Assim não vale! Rodolfo roubou meu comentário... Vim pronta pra contar como ele rapidinho encontrou meu endereço nesses troços mega desenvolvidos e eu até hoje procuro.

    É assustador, pra mim muito mais que fantástico.
    Daqui a pouco até nossos sonhos estarão sendo visualizados lá da Casa Branca.

    Beijos, Leonel.

    ResponderExcluir
  10. Afff, prá mim é mais assustador que fascinante...vai que vejam tb dentro de casa! Já imaginou? Nem vou poder mais passear livre, leve e solta rsrs.
    Beijuuss, amado, n.a.

    ResponderExcluir
  11. A foto da minha casa nesta ferramenta também é ainda de mais de um ano atrás Leonel.
    Boa noite!
    Carla

    ResponderExcluir
  12. Hehe...Amigo Leonel!
    A foto da minha casa também aparece, mas isso pouco me interessa. Tenho na traseira um Bunker, coberto com uma altura de um metro de terra onde semeio milho. Aí, não aparece no google hearte, não. Mas aquele lugar, onde supostamente se encontrava Bin Laden, a mim não me diz nada. Locais como aqueles aparecem centenas e quanto á morte dele, fico em dúvida. Penso mesmo que esse Bin Laden nem nunca existiu. Tudo não passava de um mito enventado pela oposição de Bush tudo para poderem ter o protesto de invadirem o centro da economia americana, as torres gémeas. Para mim elas foram postas a baixo por individuos que habitavam na américa e que são contra o regime, contra o desgaste com as guerras em países estrangeiros e contra a economia Americana.

    Um abraço e bom Domingo.

    ResponderExcluir
  13. Leonel hoje venho desejar um feliz dia para as mães da sua vida.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Ola Leonel,
    Voltei aqui para agradecer o carinho sobre os dias das mães.
    Eu vi o e.mail e é ali mesmo, rsrsrs Aquela ponte ali do Naviglio é uma delas pois são varias pontes por todo o Naviglio.
    Daquela ponte seguindo o mouse para direita sempre em torno do Naviglio você em um segundo estará dentro de Milão, pois de ónibus de minha casa a Milão são 15minutos máximo.
    Tem gente que faz o percurso à pé ou bicicleta.
    Aqui nesta Província de Córsico tem muitas terrenos com plantações e quando fui olhar no mapa achei tão bonito e é tudo perto de onde vivo.
    Queria dizer também que esta tarde (tarde daqui) eu postei um outro capitulo, mas andei reparando nos blogs de amigos que nao anunciou, achei muito estranho. Bem esta la se quiser ler. O capitulo ficou enorme e para fazer toda correçao, escolher musica, imagens eu desde ontem nao parei e hoje depois de 5horas a dar o retoque publiquei. Desta vez eu fiquei cansada porque foi realmente grande o capitulo.
    Espero que goste e tenha paciência de ler, rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. TOC-TOC-TOC...tem alguém aqui?
    Beijuss n.a.

    ResponderExcluir
  16. Agora voltou ao normal, ontem nao era possível escrever nada, mas agora observando eu vi que um post seu em que fala sobre planetas, nao esta disponível...
    Que estranho tudo isto.
    Eu fui visitar um blog em que uma amiga havia dado uma entrevista ela havia enviado o aviso por um email, ao entrar disseram que o blog nao existe mais, foi rimosso como se estivesse infringindo leis do google.
    Mas o meu voltou ao normal, graças a Deus porque para dizer a verdade senti medo em poder perder tudo que escrevi, rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá Leonel!
    Orwell estava certissimo quando escreveu "1984". O Grande Irmão é curioso, vive nos observando. E é poderoso. E tem vários nomes. Um deles tem a sigla SRFB. Você já se deu conta disso?
    Bjssssssss
    Viva o Inter!! Campeão Gaúcho de 2011!!

    ResponderExcluir