FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

quinta-feira, 31 de março de 2011

CINEMA: O VELHO CAUBÓI NOS CÉUS

Quando eu fiz a resenha do filme UM FIO DE ESPERANÇA (The High and the Mighty-1954), meus amigos comentaram  sobre a presença nem sempre agradável do ator-caubói John Wayne, detestado por alguns cinéfilos por representar a si mesmo, ou ser um ator de uma única personagem.
De fato, na maioria de seus filmes, ele é o cara durão,  machão, conservador, que não baixa a crista para ninguém, se faz de difícil para as mulheres, e salva todo o mundo com um certo ar de desprezo e superioridade.
No jargão da crítica cinematográfica, JW era o que se chamava de “canastrão”.
E sua imagem foi associada à figura do típico caubói do oeste americano, em função dos inúmeros filmes em que viveu caubóis.
Entretanto, eu, que sou "fã-nático" dos filmes de aviação, dei uma conferida nos papéis que o velho JW representou neste gênero, e gostaria de compartilhar o resultado dessa pesquisa com vocês. Ai vai:

Filmes de Aviação com John Wayne

Tigres Voadores (1942) – The Flying Tigers 
Personagem: Jim Gordon

O personagem Jim Gordon parece ter sido inspirado no ás Tex Hill, do AVG.

Este filme feito logo após a entrada dos EUA na II Guerra, mostra a ação do American Volunteer Group (AVG), um grupo de aviadores militares que foram desmobilizados e enviados para a China, à guisa de ajuda ao governo de Chiang Kai-Shek, como voluntários civis, para lutarem contra os invasores japoneses, antes da entrada dos EUA na guerra.  Em outras palavras, mercenários que recebiam prêmios em dinheiro por avião japonês abatido.
Lá chegando, formaram um grupo de aviação de caça, equipado com aviões Curtiss P-40 cedidos pelos EUA. Sua brilhante atuação contra os japoneses levou o governo chinês a chama-los Tigres Voadores. JW interpreta o líder do grupo, Jim Gordon, personagem inspirado no piloto do AVG Tex Hill. P&B. Lançado no Brasil em DVD.
Uma curiosidade é que o herói dos quadrinhos americanos Buz Sawyer, um piloto naval, criado por Roy Crane em 1943, foi lançado no Brasil com o nome de “Jim Gordon”, em função do personagem do filme, apesar de nada ter a ver com ele.

Horizonte de Glórias (1951) – Flying Leathernecks
Personagem: USMC Maj Dan Kirby

Em Horizonte de Glórias, JW mais uma vez combate os japoneses.

O filme se passa no Pacífico Sul, durante a II Guerra Mundial. O major Dan Kirby (John Wayne) assume o comando do esquadrão de caças do corpo de fuzileiros navais VMF-247 e não parece satisfeito com o desempenho de seus subordinados. O sentimento é mútuo e há um choque de empatias entre ele e seu melhor piloto e oficial executivo, o capitão Griffin (Robert Ryan). Kirby acha que Griffin, apesar de bom piloto, não tem fibra suficiente para enviar seus homens para o sacrifício.  P&B. Lançado no Brasil em DVD

Geleiras do Inferno (1953) – Island in the Sky
Personagem: Cap Dooley

Desta vez, sua missão é ser salvo.

Um Douglas C-47 cai na vastidão gelada do Labrador. JW é o piloto que mantém vivos e unidos os tripulantes enquantam aguardam um resgate que não sabem se virá. Lindas cenas de sobrevoo de aviões C-47. P&B. Lançado no Brasil em DVD

Um Fio de Esperança (1954) – The High and The Mighty
Personagem: Piloto civil  Dan Roman

Neste suspense dramático, um angustiado piloto enfrenta seus fantasmas.

Este parece ter sido o primeiro filme de suspense dramático ambientado em um avião de passageiros, e JW é Dan Roman, “o assobiador” um angustiado piloto que perdeu toda a família em um acidente e trabalha como co-piloto em uma pequena empresa aérea, nos anos 50. Vários dramas correm em paralelo, até que uma emergência une a todos num mesmo destino. Colorido. Lançado no Brasil em DVD.

Estradas do Inferno (1957) – Jet Pilot 
Personagem: Coronel Shannon, da USAF

Um típico "filme de guerra-fria", produzido por Howard Hughes. Nas cenas aéreas, JW é dublado pelo ás Chuck Yeager.

Neste típico filme de guerra-fria produzido por Howard Hughes, JW é um coronel da força aérea americana que se vê às voltas com uma mulher-piloto soviética (Janet Leigh, mãe de Jamie Lee Curtis) que deserta e voa para os EUA. Porém a coisa acaba evoluindo e ele se casa com ela para evitar sua deportação. E acaba metido numa missão de espionagem, voltando com a sua esposa para a U.R.S.S.! Cor.

Asas de Águia (1957) – The Wings of Eagles
Personagem:Cmte Frank W. "Spig" Wead, da Marinha dos EUA

Apesar deste cartaz ser em preto-e-branco, o filme é colorido.

Baseado na história real de Frank W. "Spig" Wead (JW), comandante da marinha americana e aviador, que defendia a criação da aviação naval. Esta dedicação à marinha acabou por prejudicar sua vida familiar. Contudo, enfrentava a oposição do exército americano, que queria exclusividade sobre o emprego de aviões como arma. Em 1923, com sua equipe, venceu o troféu Schneider, uma competição aérea internacional. Porém, um acidente doméstico o deixou paraplégico e ele passou a fazer roteiros para filmes. Com o início da II Guerra, ele volta à ativa na sua nova função. Neste filme, JW contracena com a polêmica e linda Maureen O'Hara. Cor.

Curiosamente, nos seus filmes de aviação, ele nunca pilotou o caça Mustang P-51, o que seria bem adequado: um caubói pilotar um avião com nome de cavalo!
Assim, o caubói canastrão de cara amarrada também foi um piloto canastrão de cara amarrada. Fora estes, teve também diversos filmes em que representou militares, quase sempre na II Guerra, no teatro do Pacífico (será que tinha alguma coisa contra japoneses?) e ainda fez OS BOINAS VERDES (The Green Berets - 1968), sobre a guerra do Vietnã (ih, também matando gente de olhinhos puxados!).
Decididamente, o velho John não parecia nutrir muita simpatia por comunistas, nem por orientais (dizem que nem por outras etnias também).
Mas marcou uma época!
______________________________________________________________
Acho que fiz o serviço! Mas, se alguém souber de algum outro filme de aviação com JW que eu tenha deixado de fora, por favor, me avise, que eu incluo!

15 comentários:

  1. - Canastrão ou não, John W foi um ícone das telas. E quanto aos olhos apertadinhos, os dele são os mais apertados de todos... segurando uma rédea ou um manche.
    - Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Leonel,

    Que espetáculo!
    Adoro o John Wayne. Meu "falecido n.º1" sempre foi fanático, dizia ele que era o REI DOS ABACATAÇOS!
    Por conta do fanatismo do ex vi muitos destes filmes, primeiramente por obrigação, e depois por prazer mesmo!
    Eu adorava (ainda adoro) o tipo: machão, irreverente, mandão, prepotente! Mas que ele era bom disto ninguém duvida, mesmo os que não gostam do tipo "canastrão", para mim é o "Grande rei das telas"!!!!!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Leonel,
    De fato, você "garimpou" filmes que o velho canastrão não pilota um cavalo e mata cento e cinquenta índios sem recerregar o rifle, ele monta em aviões e mata cento e cinquenta orientais sem recarregar a ponto 50. De qualquer forma a filmografia do JW é extensa e tem bons filmes como esses aí lembrados. Parabéns pelo belo resultado da pesquisa.

    ResponderExcluir
  4. Quero assistir este aqui: Geleiras do Inferno (1953) – Island in the Sky
    Personagem: Cap Dooley Ele me chamou muita a atençao, eu gosto deste estilo de filmes. Eu gostava de JW, assistia tudo que passava nas madrugadas em TV.
    Nao tenho esta memoria fotografica como a sua, mas recolhi bons frutos, estes filmes no ensinavam tanto.
    Eu tenho em memoria um que marcou muito em minha mente, pensei que JW fazia parte da equipe, mas eu lendo aqui pude perceber que nao. Mas nao sei porque eu ao lembrar de cenas que ficaram em memoria vejo JW nas cenas, rsrs
    Vou te passar um link que acabei de encontrar e que seguramente voce ira gostar demais. Fui pesquisar o filme e o encontrei aqui com explicaçoes detalhadas.
    http://revistaalfa.abril.com.br/blogs/o-bom-o-mal-e-o-cool/2010/11/18/dois-homens-uma-mulher-e-o-texas/
    Eu adorei ver este filme, foi lindo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Leonel tem um filme antigo dele com um olho tapado que foi refilmado e parece que vai passar no cinema. Ele é cheio de pose. Grande artista! Postagem bem ilustrativa e explicativa Leonel.
    Meu marido vê um filme atrás do outro. Aqui no meu condomínio tem um cinema com um telão e 12 poltronas..kkk ... a gente vai lá assistir e eu acabo dormindo....mais gosto também.
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  6. Carla, o filme é BRAVURA INDÔMITA (True Gift - 1969), e tinha John Wayne e Robert Duvall.
    A refilmagem atual traz Jeff Bridges, no papel que fora de JW, e Matt Damon.

    ResponderExcluir
  7. Isso mesmo Leonel. MArcelo está de acordo. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  8. Você ficou lindo no cartaz do filme.Volto a noite para comentar.Sempre fui fã do John Wayne, não posso perder essa postagem de jeito nenhum. Até mais tarde.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do seu espaço, e por demais dessa matéria, sou cinéfilo, e gosto muito mesmo do John Wayne, principalmente os que fez com o mestre John Ford, meus preferidos são Rastros de Ódio, No Tempo das Diligência (tenho um poema DALLAS, inspirado no olhar da Claire Trevor pela pequena janela da diligência, Dallas era o nome de sua personagem)e Depois do Vendaval com a atriz citada por você, que era muito temperamental, Maureen O'Hara.Parabéns por seu espaço, já te sigo.Se puder visite meu espaço poético, link abaixo.

    http://ventosnaprimavera.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Leonel, meu sorriso que nasce fácil no rosto é parte da minha aprendizagem.
    Boa sexta-feira em veneza.`´E veneza a foto do seu blog? Linda!!
    Beijitos,
    Carla

    ResponderExcluir
  11. Que pesquisa amigo! E JW realmente marcou época. Aqui, mudou a foto lá em cima...é fã assim de Venice?
    Beijuuss n.a. e um excelente fds.

    ResponderExcluir
  12. Ta de sacanagem neh? Agora mesmo que vou assistir o filme, rsrsrs O Xipan sabe inventar, hehehe ficou legal e divertido... Agora a foto italiana ali é em minha homenagem hehehe eu sei que é!
    Que bom que gostou la do Procura-se... Nao tinha nada que inventar entao procurei escrever. Quando eu leio eu começo a rir, pois eu também gostei muito de ter conseguido criar algo usando satira.

    Falando do filme Titanic eu gostei por demais dessa ideia que voce apontou... Mas o que entendi foi que a ideia partiu da sua mente, e se for, voce deveria ter falado com eles pois daria um final mais emocionante que aquele que decidiram, rsrsrs Eu lendo consegui ver um final assim.
    Mas te pergunto, quando a vovo caisse na agua ela iria se tornar jovem de novo ou todos la no navio estariam velhos? Pois quando vi a cena em minha mente eu vi eles jovens e depois relendo eu vi eles velhos e acho que gostei mais da primeira cena que vi, pois a outra estaria um pouco absurda, hehehehe alias todas as duas seria um pouco absurdo mas seria um belo final.
    Mas sera que ela morreria por ele? Pois ele morreu para sava-la e ela bem quietinha deixou isto acontecer para se safar da morte, hehehe coisas de mulheres, rsrsr "Me ama, entao tem que morrer por mim!" Como Gabriel o Pensador diz na musica 123456 "Ajoelhou tem que rezar" Eu adoro est musica, voce ja ouviu? Eu gosto de Gabriel o pensador e muitas vezes me inspiro nele, pois ele fala de tudo um pouco. Tem uma musica dele, que ele vai pro trabalho mas nao sabe se vai voltar por pensar que algo de ruim pode acontecer, por viver em uma cidade perigosa. Tem uma parte que ele fala que o caixao ja esta atras da porta, kkkkkk
    Eu quando traduzi gente da noite(Jovanotti), recebi um comentario para que eu escutasse uma musica do Brasil que falava da noite, entao fui ouvir e gostei, mas percebi o quanto é diferente a letra, pois uma passa tranquilidade e a outra passa so violencia, pois aqui a gente pode sair e viver a noite em tranquilidade. O perigo existe mas nao é igual, nem por sombra e voce que veio aqui sabe disto.

    Agora vou dormir, é tarde aqui mas ainda vou ler(vou ler amanha) todo o post da batalha e aquele da professora, pois quero falar da minha primeira experiencia escolastica, hehehe
    Boa noite Leonel

    ResponderExcluir
  13. Olá meu amigo!

    Que prazer ve-lo em meu blog, espero que volte!

    Nossa sinto-me a dever com vc agora.

    Amo cinema gosto de tudo que é arte!

    Acho que peco por nao conhecer classico e sinto-me um et em sua página- sendo assim faço leitura e como parte o conhecer de atores como ohn Wayne.

    Deixo o meu forte abraço e o desejo de um ótimo fds!

    Nos encontramos no Alma.

    ResponderExcluir
  14. Bela busca... Jhon Wayne era demais, mas essa história de não gostar dessa ou daquela etnia, é papo muito brabo pro meu gosto. Melhor eu nem esmiuçar isso pra não desgostar dele.

    Bacaninha o novo visual do blog, Leonel. O banner tá incrível.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Que dia longo, hem? Mas voltei. Adorei esta postagem e discordo que ele seja "canastrão". Para mim seu encanto estava exatamente nesse ar de "não estou nem aí". Muito boa sua pesquisa, que sempre termina em postagens que fazem a gente viajar por caminhos já percorridos. Adoro vir por aqui, sonhar comigo mesma...

    ResponderExcluir